Melhor Actor: Agente Ruah-Dabar

Num policial comum, à boa maneira dos grandes cineastas, somos transportados na teia da investigação, presos por fios de Ariadne à locomotiva que viaja desde o crime ao desfecho (in)justo. Apesar de neste último residir o suspiro aliviado, é na “viagem-trama(da)” que tudo nos é contado, que tudo vai sendo desvelado, que tudo é, imprevisivelmente, criado. Apreciamos mais a viagem a que nos convida o autor, do que a sua consumação mais ou menos prevista.

“Agente Ruah-Dabar”, não tendo sido nomeado para melhor actor, é o personagem central e genial do clássico Actos dos Apóstolos

Entendendo a obra como uma viagem, Ruah [Espírito] é o agente que está por detrás das origens e da estruturação da Ekklesia de Jerusalém, ainda ligada ao Templo e à Lei, anima os cristãos durante as perseguições e move-os para Antioquia, converte Paulo e fá-lo ocupar o vazio “protagonístico” deixado na morte de Pedro, move Paulo e Barnabé na conversão dos pagãos, cria novas Ekklesiai no caminho de Roma, suporta o confronto com a cultura helénica e com as autoridades do império, entra, com Paulo, no coração do Império. 
Entendendo a obra como comunicação de uma Notícia, Dabar [Palavra, como espírito-ditoage em todos os personagens e pelos personagens. Cumprindo o objectivo inicial do livro: ser testemunha de Yeshua até aos confins do mundo.
É no binómio espírito-palavra que tudo se joga e onde tudo se esclarece.


[in http://actoseepistolas.blogspot.pt/2007/09/agente-ruah-dabar.html]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.